Educar para o empoderamento de meninas: apostas na infância para promover a igualdade de gênero

Autores

  • Andressa Botton Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marlene Neves Strey Organização Não-Governamental

Resumo

Atualmente, há inúmeros programas e ações que visam o empoderamento feminino, tanto no Brasil quanto em nível internacional. Muitas dessas práticas são voltadas ao público de mulheres adultas, e se justificam para tentar diminuir as desigualdades de gênero e outros problemas sociais que colocam o sexo feminino em desvantagem, ainda nos dias atuais. Entretanto, o número de programas voltados para o empoderamento de meninas vem crescendo nos últimos anos, afirmando a importância do trabalho pela igualdade de gênero desde a infância. Neste artigo de revisão de literatura, com uma abordagem feminista de gênero, objetivase discutir a importância de que programas de empoderamento feminino e de promoção de igualdade de gênero sejam promovidos para/com crianças, a fim de que elas cresçam e se desenvolvam conhecendo os benefícios e os motivos de uma vida com menos desigualdades. Além disso, considera-se que o trabalho com crianças pode apresentar resultados satisfatórios e duradouros pela facilidade do aprendizado infantil através da socialização de gênero com os/as adultos e a incorporação dessas percepções em sua identidade, bem como pela plasticidade cerebral ser maior nessa fase, o que permite às crianças grande adaptabilidade e capacidade de agregar as novidades que lhes são ensinadas. Desse modo, poderá se ter maior apoio social e governamental para propor novos projetos e ações de empoderamento de meninas, aumentando o número de práticas com crianças que podem contribuir para uma sociedade com maior igualdade de gênero.

Palavras-chave: Gênero. Infância. Empoderamento de meninas. Igualdade de gênero.

Link: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4109/3729

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Botton, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/ RS) – Brasil. Psicóloga da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil.

Marlene Neves Strey, Organização Não-Governamental

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidad de Barcelona (UB) - Barcelona, Catalunha - Espanha. Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM) - Espanha. Professora aposentada do Curso de Psicologia da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Psicóloga da Organização Não-Governamental (ONG) “Coletivo, Feminino, Plural” - Porto Alegre, RS - Brasil

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos