Uso do Software-Livre “Atom” na gestão e na difusão de acervos: um projeto-piloto do Centro de Referência da Música de Minas - Museu Clube da Esquina para a Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Autores

  • Marcus Marciano Gonçalves da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Relata projeto-piloto que visou testar softwares-livres de preservação digital e difusão como possíveis soluções para a gestão da informação referente aos acervos da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Tendo como base o acervo do Centro de Referência da Música de Minas – Clube da Esquina, os trabalhos de arranjo, definição de proveniência e digitalização não puderam ser acompanhados pela inclusão dos dados em uma plataforma de preservação digital, devido a problemas operacionais, mas foram satisfatoriamente incluídos em uma plataforma de difusão digital, resultando em uma base de dados contendo 9536 itens ou “objetos digitais”, entre imagens, vídeos, arquivos em áudio, arquivos de texto e outros tipos de arquivo. Conclui que o Sistema Atom demonstrou desempenho satisfatório como ferramenta de descrição, gestão e difusão dos acervos arquivísticos e até mesmo para a simples difusão de objetos digitais que possam ser descritos pelas normas e esquemas de metadados disponíveis por padrão naquele software. No que diz respeito aos acervos museológicos, entretanto, existem importantes desafios à customização.

Palavras-Chave: Difusão de Acervos Digitais. Access to Memory - Atom. Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG. Centro de Referência da Música de Minas – Museu Clube da Esquina.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/3632/2102

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Marciano Gonçalves da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, Assessor Pedagógico da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG.

Publicado

2019-03-16

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos