Educação em saúde e jornalismo operativo: articulações teóricometodológicas

Autores

  • Ana Paula Machado Velho 1 Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil
  • Sonia Cristina Vermelho Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

Resumo O artigo relata pesquisa-ação realizada em Maringá (PR), Brasil com objetivo de enfrentar a epidemia de dengue cuidando do ambiente. A partir dos conceitos de mobilização social, jornalismo operativo e educação em saúde, desenvolvemos ações na região metropolitana de Maringá, no bairro do Borba Gato infectado pela dengue. A ação foi realizada com graduandos de jornalismo e pesquisadores da área de promoção da saúde numa escola pública de ensino fundamental. Nas oficinas comandadas pelos pesquisadores, os alunos produziram materiais, mais tarde utilizados pelos graduandos na ação de mobilização contra a dengue no bairro. Na avaliação dos graduandos, a ação de comunicação e educação em saúde, na forma de jornalismo operativo, foi eficaz para aproximar cidadãos e produtores de conteúdo e, juntos, buscar melhorias nas condições do ambiente. Palavras-chave: Comunicação em saúde; Educação em saúde; Dengue; Jornalismo ambiental; Participação comunitária; Jornalismo operativo.

 

Link:https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1129/2207

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Velho, A. P. M., & Vermelho, S. C. (2019). Educação em saúde e jornalismo operativo: articulações teóricometodológicas. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/45182

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos