Um olhar sobre a sinalização em bibliotecas universitárias à luz do wayfinding

Autores

  • Karin Herculano Picado UFPB
  • Isa Maria Freire UFPB

Resumo

Este trabalho, ainda em andamento, pretende incidir na construção de estratégias para a criação e desenvolvimento de um sistema de orientação para o espaço da biblioteca universitária, sustentado em premissas identificadas segundo autores reconhecidos na área de conhecimento do Design de Informação: Siñalética, Semiótica, Sensemaking e Wayfinding. Como a pesquisa espacial de resolução de problemas e de tomada de decisão, visa tentar compreender a orientação espacial humana e os processos comportamentais, o presente trabalho estabelece como proposta para o objetivo geral analisar o material gráfico do sistema de sinalização existente na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba e na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança em João Pessoa sob à luz do Wayfinding, em seus aspectos técnicos, estéticos e funcionais, embasados na escola semiótica Peirciana. Para a estratégia metodológica, utilizaremos das pesquisas: bibliográfica, exploratória, descritiva e qualitativa, com o propósito de realizarmos uma análise do material gráfico. Para tal, deveremos proceder a uma investigação, iniciando por um inventário de sinalização das bibliotecas selecionadas para esta amostra, baseado na técnica de inventário de sinalização. A resultante do inventário corresponderá à coleta dos dados. Posteriormente ao inventário de sinalização será realizada a interpretação desses dados, sob a luz da semiótica peirciana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karin Herculano Picado, UFPB

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Pesquisas em andamento