Plataformas de serviços de bibliotecas: a evolução dos sistemas para gerenciamento de bibliotecas

Autores

  • Fabiana John Tonding Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samile Andréa de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre as plataformas de serviços de bibliotecas (library services platforms – LSP). Discorre sobre o histórico e a evolução da informatização de bibliotecas e também descreve algumas tecnologias, ferramentas e recursos utilizados até o surgimento das plataformas de serviços de bibliotecas. São apresentadas as características das LSP: possibilidade para gerenciar coleções de itens físicos e eletrônicas; suporte a vários processos de aquisição; oferta de um ambiente híbrido de gerenciamento de metadados, incluindo, no mínimo, os padrões MARC e Dublin Core; inclusão de serviço de descoberta integrado ou uso de uma interface de descoberta adquirida; operação através do modelo Service-as-a-Software e de estrutura multi-tenant; e, acesso via interface web. O artigo conclui que, apesar de as bibliotecas brasileiras ainda não utilizarem as plataformas de serviços de bibliotecas, é fundamental discutir o tema tendo em vista sua relevância e atualidade.

Palavras-Chave: Plataformas de serviços de bibliotecas. Sistemas para gerenciamento de bibliotecas. Informatização de bibliotecas. Serviços em nuvem para bibliotecas.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3302

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana John Tonding, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação e Informação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Samile Andréa de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora associada do Departamento de Ciências da Informação, do Programa de Pósgraduação em Comunicação e Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos