Bibliotecários de Arte no Brasil formação e desenvolvimento profissional: um estudo exploratório

Autores

  • Vânia Mara Alves Lima Universidade de São Paulo

Resumo

Apresenta um estudo exploratório sobre a formação e o desenvolvimento profissional dos bibliotecários de arte no Brasil. Contextualiza essa questão com breve histórico da criação dos cursos de Biblioteconomia no país. Analisa o oferecimento ou não de disciplinas relacionadas às Artes nas estruturas curriculares dos cursos atuais. Aplica um questionário aos bibliotecários que atuam nas instituições que que integram a Rede de bibliotecas e Centros de Informação em Arte - REDARTE em São Paulo e no Rio de Janeiro, com o intuito de coletar dados sobre a formação, identificar os caminhos percorridos para sua formação na área além de procurar ouvir desses profissionais, quais conhecimentos habilidades e competências eles consideram necessários para promover seu desenvolvimento profissional no campo da informação e documentação em Arte.
Palavras-chave: Bibliotecário de Arte. Formação do bibliotecário. Link: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/38208

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Mara Alves Lima, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil.

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos