Análise do Programa de Implantação de Bibliotecas Rurais “Arca das Letras” no Maranhão

Autores

  • Carlos Wellington Soares Martins Universidade Federal do Maranhão
  • Iris Maria Ribeiro Porto Universidade Estadual do Maranhão

Resumo

Apresenta o resultado de pesquisa no nível de Mestrado do Programa em Pós Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão na linha de pesquisa Região, movimentos sociais e territorialidades que teve como objetivo geral analisar o impacto nas formas de sociabilidade nas comunidades rurais de Codó – MA a partir da implantação do Programa de Bibliotecas Rurais “Arca das Letras”. A intenção da pesquisa foi estabelecer uma relação entre Estado, políticas públicas de incentivo à leitura e as práticas sociais decorrentes dessa implantação; reconhecer as práticas sociais e políticas de leitura efetivadas no Maranhão e o panorama da realidade leitora no estado; identificar as práticas sociais e culturais decorrentes da implantação do Programa de Bibliotecas Rurais “Arca das Letras” e avaliar o espaço rural maranhense enquanto lócus de contrastes no universo da leitura e do acesso à informação. A partir do delineamento dos objetivos e da leitura extensiva de referencial teórico da temática, montou-se um cenário permitindo comparações entre os relatórios divulgados e os contrastes com a realidade constatada. Constata-se que a democratização do acesso à informação se configura como principal meio para que o indivíduo se sinta parte da construção de uma sociedade através das relações sociais propiciando o desenvolvimento local.

Palavras-chave:Bibliotecas. Leitura. Política. Comunidades rurais.

Link:http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/37942

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Wellington Soares Martins, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Desenvolvimento Socio-espacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão, Brasil. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Iris Maria Ribeiro Porto, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, Brasil. professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão, Brasil.

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos