Representar para recuperar: uma necessidade do usuário

Autores

Resumo

O artigo demonstra a importância da representação no contexto da recuperação da informação, descrevendo as formas de estruturação do conhecimento registrado. Enfatiza a tarefa de incorporar o conhecimento subjetivo e tecnológico à realidade dos recursos, delineando a representação para muito além do seu valor instrumental obtido nos dados empíricos. A produção, organização, recuperação e uso da informação correspondente aos fluxos da informação encontram na Web semântica uma forma de gerir as representações temáticas e descritivas no âmbito tecnológico da codificação. Conclui destacando que os desafios e tendências das formas de representação no contexto da recuperação da informação estão seguindo uma linha evolutiva que começa com a aquisição do conhecimento e termina com as bases de conhecimento dos sistemas especialistas, na qual considera-se a Organização do Conhecimento como a espinha dorsal dos atos de representar, recuperar e democratizar o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiana Florêncio Vieira Régis de Almeida

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (2016 - UFMG), linha de pesquisa: Gestão e Tecnologia. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de informação (2007 - UFRN). Mestre em Engenharia de Produção (2009 - UFRN). Atualmente é servidora da UFRN, exercendo o cargo de bibliotecária/documentalista da Biblioteca Central Zila Mamede. Tem interesse na área de Ciência da Informação, Inovação, Gestão do conhecimento, Gestão da informação, Organização do conhecimento e capital intelectual.

Guilherme Ataíde Dias

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba. UFPB Campus II (1990), Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa UNIPE (2010), Mestre em Organization & Management pela Central Connecticut State University CCSU (1995), Doutor em Ciência da Informação (Ciências da Comunicação) pela Universidade de São Paulo ? USP (2003) e Pós-Doutor pela UNESP (2011). Atualmente é professor Associado III na Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciência da Informação. Está envolvido com a Pós-Graduação através do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFPB . Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Representação do Conhecimento; Arquitetura da Informação; Segurança da Informação; Tecnologias da Informação e Comunicação; Informação em Saúde; Redes Sociais; Software Livre; Direito, Ética e Propriedade Intelectual no Ciberespaço; Gestão de Dados Científicos; Informação Jurídica; Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.

Downloads

Publicado

2019-07-09

Edição

Seção

Artigos de revisão