Infraestrutura de conhecimento e o papel da biblioteca digital no gerenciamento de dados

Autores

  • Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Resumo

Introdução: Os dados primários de pesquisas são gerados e coletados por diversos meios e constituem-se como fator chave no seu desenvolvimento, principalmente quando de cunho empírico. Da gestão destes dados emerge a necessidade crescente de planejamento e investimentos em uma infraestrutura de conhecimento específica que pode ter nas bibliotecas digitais um importante componente destes novos cenários. Objetivo: Neste artigo são apresentados os principais requisitos à infraestrutura de conhecimento para gestão de dados e o possível papel da biblioteca digital como elemento de apoio. Metodologia: Foi utilizada a abordagem qualitativa com revisão de literatura sobre infraestrutura do conhecimento e bibliotecas digitais para a discussão dos temas. Resultados: Apresenta-se requisitos para a infraestrutura de conhecimento para gestão de dados e as potenciais contribuições das bibliotecas digitais. Conclusão: Os requisitos para infraestrutura de conhecimento apresentam aderência em relação a características das bibliotecas digitais o que pode justificar sua participação na gestão de dados.

Palavras-chave: Infraestrutura do conhecimento. Bibliotecas digitais. Gerenciamento de dados.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34407/24867

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabete Cristina Souza de Aguiar Monteiro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília. Bibliotecária da Unesp.

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Campus de Marília.

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos