A competência em informação e midiática no processo de diálogo interreligioso: novos caminhos para a paz entre as religiões

Autores

  • Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Campus de Marília
  • Regina Célia Baptista Belluzzo Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília.

Resumo

Introdução: A competência em informação possibilita que o indivíduo acesse, analise e use a informação de maneira eficaz. O uso da informação ocorre por meio da construção de conhecimento crítico e ético. Esse conhecimento contribui para que as pessoas aprendam ao longo da vida em diversos contextos, incluindo o religioso. Sabe-se que ainda existem barreiras que prejudicam as diferentes religiões presentes no mundo. Diante disso, a pesquisa tem a seguinte questão em foco: De que maneira a competência em informação e midiática pode contribuir com o diálogo interreligioso? Como esse diálogo influencia na paz e no respeito às demais religiões? Objetivo: Nesse sentido, o objetivo é demonstrar e refletir sobre como a competência em informação e midiática poderá contribuir com o diálogo inter-religioso e como consequência, influenciar na paz e no respeito entre os grupos religiosos. Metodologia: envolve uma pesquisa bibliográfica a respeito da competência em informação e midiática, diálogo inter-religioso e a situação enfrentada pelos grupos religiosos em sociedade. Resultados: As discussões demonstram que ainda existem muitos preconceitos em relação a algumas crenças da sociedade e que a competência em informação e midiática dos membros pode ser construída por meio do diálogo inter-religioso. Dessa maneira, acredita-se haver aprendizagem em relação ao desconhecido, bem como do respeito à diversidade e às minorias. Conclusões: ressalta-se que a competência em informação e midiática poderá contribuir para a construção do conhecimento ético em sociedade. Em decorrência, os indivíduos compreenderão a relevância das religiões em sociedade e atuarão de uma maneira mais ética, respeitando a diversidade cultural dos grupos sociais.

Palavras-chave: Competência em informação e midiática. Diálogo inter-religioso. Respeito à diversidade. Paz entre as religiões.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34683/24382

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Leticia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Campus de Marília

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Campus deMarília

Regina Célia Baptista Belluzzo, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Marília.

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos