Bibliotecários das forças armadas: perfis e concepções

Autores

  • Márcio da Silva Finamor Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ).

Resumo

Introdução: Neste artigo procura-se conhecer o perfil dos bibliotecários(as) militares das Forças Armadas, evidenciando as práticas dos bibliotecários, seu perfil, seus afazeres do dia a dia, tanto no âmbito da Biblioteconomia como na própria Força Armada. Objetivo: Traçar um breve panorama do perfil dos bibliotecários(as) militares das Forças Armadas, verificando as diferenças, as semelhanças e a realidade dos bibliotecários(as) militares e fazendo um pequeno comparativo com os bibliotecários(as) civis. Metodologia: Optou-se pelo método descritivo e analítico do perfil dos bibliotecários(as) das Forças Armadas. Para a coleta dos dados, foi utilizado um pequeno questionário com perguntas abertas e fechadas. Na coleta e compilação dos dados foi utilizada a ferramenta “surveymonkey”. Resultados: Bibliotecários(as) militares, além de exercerem o ofício de sua profissão, exercem outras atividades militares ou associadas. As atividades da Biblioteconomia não são diferentes em cada Força Armada, parece-nos similar às das outras Forças como também às executadas por civis. O que difere são as atividades militares (em geral) que os civis não executam e também as responsabilidades de gestão organizacional, gerência de pessoas e de outros departamentos, além da Biblioteca ou da Unidade de Informação. Conclusões: Conclui-se que os bibliotecários(as) militares exercem papéis estratégicos em conjunto com a Força, exercendo grandes influências através da gestão da informação e serviços informacionais sobre inúmeras atividades de apoio à organização militar e nas tomadas de decisões. É fundamental que a formação do bibliotecário contemple em seus currículos disciplinares o horizonte crítico e habilidades de antecipar ameaças.

Palavras-chave: Bibliotecários. Forças Armadas. Perfil e concepções.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/34723/24386

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio da Silva Finamor, Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ).

Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação Científica eTecnológica/Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ). 

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos