Ciência da Informação e Bibliometria: análise da produção científica sobre ICA-ATOM e Archivematica na base de dados - BRAPCI

Autores

  • Wellington da Silva Gomes Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Marynice de Medeiros Matos Autran Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo

O papel que a informação desempenha no desenvolvimento da humanidade não é recente, o mesmo acontecendo na área arquivística. As mudanças que percebemos nos métodos aplicados nos arquivos, geram a necessidade de ampliar o conhecimento dos profissionais para a utilização das ferramentas eletrônicas disponíveis para a realização de suas atividades laborais. Nesse sentido, buscamos nesta pesquisa levantar a produção científica sobre as temáticas "ICA-AtoM" e "Archivematica" tendo como fonte de coleta de dados a BRAPCI, no período de 2010 a 2017. Justificamos a escolha de tal base de dados pelo expressivo número de publicações nacionais. Esta base indexa atualmente 57 periódicos nacionais, possui 17.977 artigos e 2.489 comunicações apresentadas em eventos. Como metodologia, utilizamos a abordagem quantitativa, empregando as técnicas bibliométricas. Apresenta um cunho exploratório-descritivo, uma vez que identificamos a literatura nacional sobre o ICAAtoM e o Archivematica, bem como os autores que se dedicam a produzir nessa temática bem como os mais produtivos e os periódicos que publicam sobre o tema. Os resultados obtidos apontaram oito artigos recuperados, no total. Destes, cinco se referem ao ICAAtoM e três ao Archivematica. Observando a quantidade de artigos recuperados na BRAPCI, verificamos que sua distribuição entre autores é limitada e o interesse pelo tema também. Os resultados nos permitem afirmar que a literatura sobre o objeto de investigação é escassa, pois de acordo com o número de artigos indexados (17.977), aproximadamente 0,045% se referem às temáticas pesquisadas Nesse sentido, concluímos que se faz necessário aprofundar os estudos e pesquisas, o que impactará na produção científica e trará à tona a importância do gerenciamento da informação arquivística no ambiente digital.

Palavras-chave: ICA-AtoM. Archivematica. Bibliometria.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v6_n1/racin_v6_n1_artigo02.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Gomes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando pelo Programa de PósGraduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Marynice de Medeiros Matos Autran, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Associada do Departamento
de Ciência da Informação e do Programa
de Pós-Graduação em Ciência da
Informação (PPGCI) da Universidade
Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em
Informação e Comunicação pela
Universidade do Porto, Portugal (2015).
Mestra em Biblioteconomia pela
Dalhousie University (1979), Halifax,
Canadá. Graduada em Biblioteconomia
pela UFPB (1971)

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos