Práticas Inovadoras no Ensino de Biblioteconomia no Brasil: Análise das Publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI

Autores

  • Dayanne da Silva Prudencio Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mara Eliane Fonseca Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

Investiga as práticas pedagógicas e metodologias exercidas e/ou adotadas pelas escolas/cursos de Biblioteconomia, no Brasil, após as últimas alterações curriculares efetuadas pelos cursos de graduação em Biblioteconomia. O objetivo principal foi o de localizar experiências didático-pedagógicas consideradas inovadoras e propulsoras de ruptura com os métodos conservadores de ensinar e aprender. Para caracterizar, analisar e elaborar sínteses acerca dos dados obtidos seguiu-se o plano metodológico da Pesquisa Documental numa triangulação com as abordagens qualitativa e quantitativa. Para obtenção dos dados valeu-se de duas distintas fontes de informação: os periódicos brasileiros de Biblioteconomia e Ciência da Informação indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação e trabalhos/pesquisas apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, ao longo dos últimos dez anos. Para embasar a reflexão empreendida adotou-se o referencial teórico do paradigma emergente, procurando interconectar essa visão à discussão da revisão dos métodos pedagógicos para amparar teoricamente o processo de revisão e experimentações metodológicas necessárias à efetivação de uma nova proposta de formação profissional na área de Biblioteconomia. Os resultados alcançados indicam que as instâncias formadoras percebem o descompasso entre a formação e às necessidades da sociedade, sinalizando para uma nova postura docente, respaldada por uma nova opção paradigmática de ensino. Acredita-se, portanto, que é possível ultrapassar o modelo conservador de ensino ainda em vigor e alcançar a perspectiva de um ensino mais inovador de Biblioteconomia, mais eficiente e efetivo para responder as necessidades da sociedade.

Palavras-Chave: Inovação no Ensino de Biblioteconomia; Práticas Pedagógicas Inovadoras; Inovação no Ensino Superior

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/116/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayanne da Silva Prudencio, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutoranda no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Mara Eliane Fonseca Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Publicado

2019-06-05

Como Citar

Prudencio, D. da S., & Rodrigues, M. E. F. (2019). Práticas Inovadoras no Ensino de Biblioteconomia no Brasil: Análise das Publicações do GT-6 da Ancib e da BRAPCI. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/46262

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos