A experiência do curso de Arquivologia da UNIRIO e sua inserção nas redes sociais

Autores

  • Eliezer Pires da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Priscila Ribeiro Gomes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Esta comunicação é fruto de experiências acadêmico-administrativas vivenciadas a partir de maio de 2017, e tem como objetivo apresentar as atividades didático-acadêmicas do curso de Arquivologia da UNIRIO e sua recente inserção nas redes sociais. Percebe-se que a presença da Escola de Arquivologia nas redes sociais aponta para um espaço em que se (re)produz tanto a preocupação com os arquivos, como a competência para o trabalho arquivístico, fazendo assim circular as diferentes representações da Arquivologia como área do conhecimento, visando fortalecer a comunicação entre os membros da Escola, e sua comunidade ampliada, com ações a partir de postagens nas redes sociais. Busca-se a partir de um estudo bibliográfico, problematizar como o curso de Arquivologia da UNIRIO se insere nas possibilidades que as redes sociais apresentam para a comunicação contemporânea, entendendo que as redes sociais são uma dimensão da conexão contemporânea entre as pessoas ou organizações, por intermédio de relações nas quais valores e objetivos são compartilhados cada vez mais a partir do sistema global de redes interligadas de computadores com usuários no mundo inteiro. A característica de abertura e relacionamentos horizontais entre os participantes aponta para uma força na direção das redes sociais se constituírem em espaço fundamental de conformação e reprodução de identidades na contemporaneidade. Conclui-se que as redes sociais têm contribuído não apenas para divulgação de eventos, mas vêm se apresentando como uma estratégia importante nos processos de ensino e aprendizagem, estimulando mais autonomia ao discente e uma maior interação entre professores e alunos.

Palavras-chave: Comunicação contemporânea. Curso de arquivologia. Redes sociais.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v6_nesp/racin_v6_nesp_TA_GT01_0015-0036.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliezer Pires da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Priscila Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos