Uma avaliação do sistema de protocolo da Secretaria de Estado da Administração do governo da Paraíba

Autores

  • Danilo de Sousa Ferreira Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Manoel Luiz da Rocha Júnior Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Manuela Eugênio Maia Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Resumo

Proporcionada pelos avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a informatização dos setores de protocolo é uma realidade nas instituições públicas e privadas brasileiras. Assim, por vezes, tais tecnologias são colocadas em questão a respeito de sua eficácia e eficiência. Questiona-se, por exemplo, se os sistemas de protocolo informatizados de fato atendem às expectativas dos seus usuários. Este trabalho tem por objetivo avaliar o sistema de protocolo informatizado, denominado Sistema On-line de Processos (SOP), da Secretaria de Estado da Administração (SEAD) do Governo do Estado da Paraíba. Fundamenta-se nas bases bibliográficas da Arquivologia e protocolo (LOPES, 1995; PAES, 2007; SCHELLENBERG, 2006; VALENTINI, 2009), das tecnologias da informação e comunicação (CRUZ, 2010; HOPPEN, 1998; LAUDON; LAUDON, 2007) e dos sistemas de protocolo informatizados (BRASIL, 2011; 2003; LIMA, 2012; SOUSA, 2010; VILLALOBOS; OLIVER, 2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é descritiva-exploratória e de natureza quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu pela observação direta e por meio da aplicação do questionário numa amostra de 10 usuários do sistema e funcionários do setor de protocolo. Alguns aspectos do SOP (interface, facilidade de uso e navegação via teclado) foram avaliados positivamente, enquanto outros negativamente (mensagens de erro e advertência, layout e busca).Conclui-se que apesar dos usuários avaliarem positivamente diversos aspectos do sistema de protocolo investigado, tais usuários, de maneira geral, estão insatisfeitos com o sistema e não recomendariam o seu uso para outras pessoas.

Palavras-chave: Sistema de Protocolo. Satisfação do usuário. Tecnologia da Informação e Comunicação.

Link: http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v6_nesp/racin_v6_nesp_TA_GT02_0132-0149.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo de Sousa Ferreira, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Informática (2007) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Manoel Luiz da Rocha Júnior, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Bacharel em Arquivologia (2015) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Manuela Eugênio Maia, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Ciência da Informação (2018) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos