O ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a)

Autores

  • Raimunda Fernanda dos Santos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Erinaldo Dias Valério

Resumo

Objetiva estudar acerca da importância do ensino das práticas de organização e tratamento da informação étnico-racial e sobre diversidade de gênero frente à formação do(a) bibliotecário(a). Objetiva especificamente analisar as propostas pedagógicas dos componentes curriculares obrigatórios dos cursos de Biblioteconomia do Norte e Nordeste do Brasil; verificar se questões sobre raça e gênero são contempladas no conteúdo programático desses componentes curriculares. Discute acerca da importância do compromisso desse(a) profissional organizar, representar e disseminar adequadamente a informação étnico-racial e sobre diversidade de gêneros, atendendo assim as necessidades informacionais e os interesses de busca dos(as) diversos(as) usuários(as) em sistemas de recuperação da informação. Apresenta uma discussão crítica realizada mediante um estudo de caráter bibliográfico e exploratório sobre o ensino da ética nas práticas de representação do conhecimento – temática pouco discutida na literatura da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Conclui enfatizando a necessidade de formar profissionais da informação capacitados(as) para criar instrumentos, processos e produtos inclusivos que contemplem grupos e temas sem inclinações, desvios ou preconceitos no âmbito da organização e representação da informação.

Palavras-Chave: Ensino; Organização e Tratamento da Informação; Informação Étnico-Racial. Diversidade de Gêneros. Formação; Bibliotecário(a).

Link: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/121/pdf_1

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Fernanda dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação

Erinaldo Dias Valério

Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor Curso de Biblioteconomia

Publicado

2019-06-05

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos