A dinâmica da produção científica a partir da perspectiva das práticas informacionais

Autores

  • Maíra Prado Universidade Federal da Minas Gerais (UFMG)
  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

Esse trabalho busca compreender as práticas informacionais dos pesquisadores, no que tange a obtenção de informação e as práticas de produção científica. Os resultados demonstra que além dos meios mais consolidados para obtenção e atualização da informação, os pesquisadores tem se atentado a novas formas de perceber informações que são relevantes para a sua pesquisa, assim como uma preocupação de apresentar novos pensadores para pautar as reflexões na pesquisa. No que se refere as práticas de publicação científica,  percebe-se que as agências reguladoras de pós-graduação influenciam a dinâmica de publicação, mas percebe-se que os pesquisadores também utilizam estratégias para conciliar essa demanda ao seu desejo pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Prado, Universidade Federal da Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda do Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação da Uiversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2019-07-09

Como Citar

Prado, M., & Araújo, C. A. Ávila. (2019). A dinâmica da produção científica a partir da perspectiva das práticas informacionais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/46490

Edição

Seção

Pesquisas em andamento