Múltiplas relações entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação

Autores

Resumo

Trata das relações entre Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. O ponto de partida do presente artigo foi sintetizado na seguinte pergunta: Quais possíveis relações entre Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no âmbito de suas similaridades e particularidades, passíveis de múltiplas perspectivas de desenvolvimento e aplicação em comum? O objetivo do artigo é abordar as múltiplas possibilidades de relação entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação no âmbito dos fundamentos históricos, epistemológicos, curriculares, disciplinares e aplicacionais. A metodologia do artigo se constitui em uma pesquisa exploratória delineada por uma revisão bibliográfica. Conclui-se que as relações entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação se dão através de categorias de ação sustentadas por fundamentos históricos, epistemológicos, curriculares, disciplinares e aplicacionais.

Palavras-chave: Arquivologia. Biblioteconomia. Museologia. Ciência da Informação. Fundamentos – históricos – epistemológicos – curriculares – disciplinares – aplicacionais.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/9750

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri. Juazeiro do Norte, CE.

Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Professor do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professor do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da UFCA. Coordenador Adjunto dos Programas Profissionais da Área de Comunicação e Informação - Quadriênio 2018-2022. Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB - 3 Região (Ceará-Piauí) - Triênio 2018-2020. Diretor Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação - ABECIN (2016-2019). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) - Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) da UFCA (2016-2017). Ministra disciplinas no setor de pesquisa e fundamentos teóricos em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Na pesquisa, atua na fundamentação teórica da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Informação; estudo de usuários e mediação da informação; bibliotecas escolares, comunitárias e públicas; atuação profissional, ética e política da Biblioteconomia; políticas públicas de informação, educação e cultura. Colunista e colaborador da Revista Biblioo. Colunista do site Infohome.

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos