Qualidade de serviços em espaços privilegiados da construção da memória: a percepção dos visitantes do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes de Juiz de Fora, MG

Autores

Resumo

O trabalho apresenta as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços ofertados no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, visando diagnosticar as dimensões da qualidade: Confiabilidade, Empatia, Garantia, Receptividade e Tangibilidade. A técnica adotada foi a métrica Servqual, com levantamento de dados por survey. Os resultados indicam a validade e consistência da abordagem, evidenciam que os respondentes salientam positivamente a dimensão tangibilidade e apontam um grau relativamente baixo de insatisfação em relação às outras quatro determinantes da qualidade em serviços. Conclui-se que a escala Servqual é apropriada para apurar a qualidade em espaços de educação não formal e, notadamente, na esfera museológica, viabiliza melhoria nas práticas e processo de desenvolvimento de serviços.

Palavras-Chave: Avaliação de serviços. Gestão de unidades de informação. Modelo de avaliação da qualidade. Práticas museais. Servqual.

Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10656

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Especialização em Tecnologia educacional.

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos