Associação do Fator de Impacto e do Índice h para a avaliação de periódicos científicos: uma aplicação no campo da Ciência da Informação

Autores

  • Deise Deolindo Silva Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil
  • Cátia Cândida de Almeida Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil;
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil;

Resumo

Os indicadores bibliométricos oferecem relevante subsídio ao processo avaliativo da produção científica, especialmente em nível meso e macro, e para as tomadas de decisões em políticas científicas. Dentre eles, destacam-se o Fator de Impacto e o Índice h. Criado para a avaliação de impacto de periódicos científicos, o Fator de Impacto é definido como a média de citações recebidas por um periódico científico em um determinado período. O Índice h considera em sua formulação aspectos relativos ao impacto científico (citação) e à produtividade (número de artigos produzidos) de um pesquisador. Diante da importância contemporânea desses indicadores, esta pesquisa objetiva propor uma forma de avaliação de periódicos científicos, combinando o Fator de Impacto e o Índice h, a fim de contribuir para a discussão da necessidade de uma avaliação multidimensional nos processos avaliativos. Levantaram-se os valores do Fator de Impacto e do Índice h dos 168 periódicos científicos consignados à Ciência da Informação, indexados na base de dados Scopus durante os anos 2012, 2013, 2014 e coletados por meio do portal SCImago Journal & Country Rank. Entre os resultados, observou-se que, embora haja uma tendência de posicionamento similar quanto a esses indicadores, para uma parcela significativa de periódicos as tendências são discordantes. Conclui-se que a utilização conjunta dos indicadores Fator de Impacto e Índice h contribui para uma avaliação mais precisa dos periódicos científicos.

Palavras-chave: Fator de Impacto. Índice h. Indicadores bibliométricos. Periódicos da Ciência da Informação. Avaliação científica.

Link: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/86489/52329

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos