Percepções dos alunos do curso de biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre a grade curricular, as competências e o mercado de trabalho

Autores

  • Lityz Ravel Hendrix Universidade de Brasília
  • Maria Tereza Machado Teles Walter Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Introdução: A pesquisa investigou as percepções dos alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília sobre a grade curricular, as competências e o mercado de trabalho. Objetivo: Verificar a percepção dos potenciais egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade de Brasília-UnB, do segundo semestre de 2015 e do primeiro semestre de 2016, em relação à própria competência para ingresso no mercado de trabalho, à atualidade da grade curricular e também a opinião acerca das práticas pedagógicas dos docentes. Metodologia: Pesquisa descritiva, que utilizou a abordagem mista para tratamento dos dados quantitativos e qualitativos, com aplicação de questionário. Resultados: O grupo participante desta pesquisa é formado por uma maioria de mulheres, jovens, com faixa etária entre 21 e 25 anos e ano de ingresso em 2012. De acordo com esses alunos, faltam disciplinas de todas áreas relacionadas à Biblioteconomia, com ênfase na área social, aplicada e tecnológica. Acerca das competências profissionais, se avaliaram bons naquelas relacionadas à comunicação e expressão, às técnico-científicas, à social e às políticas e gerenciais, mas se perceberam como regulares na elaboração de produtos de informação e nas competências gerenciais em geral e em planejamento de políticas de conservação e preservação documental. Conclusões: Pelas respostas obtidas, concluiu-se que, na visão dos discentes, a grade curricular é um ponto a ser refletido e foi considerada generalista e superficial, além de defasada em relação ao que aprendiam nos estágios. No entanto, constataram que os professores apresentavam as novidades da área nas aulas. Além disso, para este grupo, o curso foi considerado teórico e as experiências nos estágios eram fundamentais para terem contato com o que havia de mais moderno no exercício profissional.

Palavras-chave:Bibliotecário. Biblioteconomia - Currículo. Universidade de Brasília. Competência profissional. Formação profissional.

Link: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/25835/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lityz Ravel Hendrix, Universidade de Brasília

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. E-mail: lityzhendrix@gmail.com

Maria Tereza Machado Teles Walter, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de Brasília (UnB). Email: terezaw@gmail.com

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos