Formação e capacitação profissional do bibliotecário terceirizado: resgatando realidades

Autores

  • Gicelle de Souza Silva UFPB

Resumo

Apresenta investigações acerca da realidade encontrada em Bibliotecas Setoriais da Universidade Estadual do Ceará, situadas em Limoeiro do Norte, Iguatu e Quixadá. Investigam-se como os novos gestores, bibliotecários terceirizados, encaram os desafios de iniciar o processo de gerenciamento informacional (pela primeira vez, na maioria das unidades), o choque de realidades, o gerenciamento do capital humano e, por fim, o que é necessário para melhorar o desempenho desses administradores nessas unidades informacionais. Sugere-se uma mudança de postura das instituições em apoiar mais efetivamente a capacitação e atualização de seus profissionais, construindo políticas de apoio ao desenvolvimento do trabalho terceirizado.
Palavras-chave: Gestão de bibliotecas universitárias. Gestão do capital humano. Terceirização. Capacitação profissional. Desenvolvimento profissional.

LINK: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1440/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gicelle de Souza Silva, UFPB

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro. Bibliotecária documentalista, Coord. de Coordenadoria de Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Palmeira dos Índios. 

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos