Encenações e reescritas da memória no capitalismo global entre teorias e práticas culturais

Autores

  • Giulia Crippa Universidade de Bolonha

Resumo

Discute-se a constituição da Memória Cultural após a queda do muro de Berlim e pelos fenômenos da globalização. Propõe-se o estudo de dois casos dedicados à memória no contemporâneo: o Memorial dos deportados italianos em Auschwitz, realizado em 1981 e hoje não mais existente; e o Museu da Memória de Ustica, em Bolonha, inaugurado em 2007. Trata-se de exemplos que permitem refletir sobre as transformações da memória dentro de uma discussão sobre capitalismo globalizado. Oferecemos as contribuições de experiências de representação alternativas, que tendem a deslegitimar as visões dominantes. Pretende-se indagar as maneiras de realização dos registros e sua mediação. Metodologicamente, o trabalho realiza uma revisão crítica da literatura sobre os temas abordados. Em um segundo momento, nos dois estudos de caso, observa a práxis.

Palavras-chave: Memória. Capitalismo. Museu de Ustica. Memorial de Auschwitz.

Link:http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4473

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Biografia do Autor

Giulia Crippa, Universidade de Bolonha

Livre docente em Ciência da Informação. Doutora em História Social. Professora associada da Alma Mater Studiorum, Universidade de Bolonha (Itália)

Publicado

2019-07-08

Como Citar

Crippa, G. (2019). Encenações e reescritas da memória no capitalismo global entre teorias e práticas culturais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/46625

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos