Entre a poesia e a ciência da informação: reapropriações do cinema found footage nos domínios digitais

Autores

  • Claudio Marcondes de Castro Filho Universidade de São Paulo / Campus Ribeirão Preto
  • Carlos Adriano Jeronimo de Rosa USP/SP

Resumo

O artigo trata de deslocamentos da informação nos territórios do found footage (cinema de reapropriação de arquivo) e do YouTube, a partir do filme Sem título # 3: E para que poetas em tempo de pobreza? (2016). Na pesquisa explicativa, descritiva e exploratória que tem o estudo de caso como método, são abordadas as confluências e coinfluências entre mediação e enunciação no arquivístico século XXI. Aponta a hipótese de que o found footage pode ser um método de mediação da informação. Um procedimento operacional para se entender os fenômenos da imagem nos campos do audiovisual, das tecnologias da informação e comunicação, e das ciências da informação

Palavras-chave: Cinema Found Footage. Informação; Mediação. Reapropriação. YouTube.

Link:http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4185

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Marcondes de Castro Filho, Universidade de São Paulo / Campus Ribeirão Preto

Doutor em Ciência da Informação. Professor Associado da Universidadede São Paulo / Campus Ribeirão Preto

Carlos Adriano Jeronimo de Rosa, USP/SP

Doutor em Estudo dos Meios e da Produção Mediática. Cineasta

Publicado

2019-07-08

Como Citar

Castro Filho, C. M. de, & Rosa, C. A. J. de. (2019). Entre a poesia e a ciência da informação: reapropriações do cinema found footage nos domínios digitais. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/46634

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos