Interoperabilidade entre Repositório Institucional e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas

Autores

  • Clediane de Araújo Guedes Marques Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • Fernando Luiz Vechiato Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A interoperabilidade possibilita a comunicação entre repositórios digitais de acesso aberto e se faz necessária para facilitar e agilizar o depósito da produção nesses ambientes informacionais digitais. A partir da observação de duplicidade de depósito da produção científica armazenada no Repositório Institucional e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e da ausência de comunicação, objetiva-se promover a interoperabilidade entre esses dois sistemas com vistas a imprimir visibilidade a produção científica dos membros da referida instituição. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. A amostra de pesquisa foi composta por participantes diretamente envolvidos com os sistemas, visando uma coleta sistemática de dados. Nessa perspectiva, foram analisados os referidos sistemas, por meio da observação participante, bem como foram efetivadas entrevistas com os respectivos gestores, e realizado o grupo focal com alguns sujeitos da pesquisa. A análise de conteúdo foi utilizada para categorizar e tratar as inferências e gerar os resultados. A pesquisa demonstrou que dos diversos tipos de documentos armazenados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, apenas as dissertações e teses, dispõem de pré-requisitos que contribuem para a interoperabilidade. Sugere-se, com base nisso, ações e um modelo que objetivam promover essa interoperabilidade.

 

Palavras-chave: Interoperabilidade. Repositório Institucional. Metadados. Acesso livre. Repositório Institucional da UFRN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clediane de Araújo Guedes Marques, Faculdade de Ciências e Tecnologia

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (2016).Mestrando em Gestão da Informação e do Conhecimento UFS. Atualmente é Bibliotecário-Gestor na FTC, município de Feira de Santana/BA. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Ciência de dados, Cientista de Dados, Bibliotecário de Dados, Era da Conexão, Ciborgues Interpretativo, Ciência da Computação, Web Aberta, Sistemas de Automação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Realidade Virtual e Estéticas Tecnológicas, Ciência da Web, Robótica, Inteligência Artificial, Gestão da Informação e Conhecimento, programação. Blog Acadêmico: https://maksonreisblog.wordpress.com/

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos