A produção científica sobre inteligência artificial e seus impactos: análise de indicadores bibliométricos e altimétricos

Autores

  • Marília Catarina Andrade Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ronaldo Ferreira de Araújo Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Federal de Alagoas
  • Marlene Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Parte-se do entendimento de que a inteligência artificial se caracteriza como um campo com forte relação com outros campos intelectuais, desempenhando importante papel em nível acadêmico, em suas produções científicas, e também em nível social, em consequência de estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, principalmente para aquelas que buscam em seus sistemas o auxílio para terem uma vida com mais praticidade. Sendo assim, pretende-se responder: qual o desempenho acadêmico e social da produção científica sobre inteligência artificial? Tendo por objetivo levantar a produção científica nacional e internacional sobre inteligência artificial, a presente pesquisa exploratória utiliza-se de técnicas métricas de investigação, como a bibliometria e a altmetria com coleta de dados nas bases Dimensions e Altmetric.com. Realizou-se a busca pela palavra-chave entre aspas e em língua inglesa “artificial intelligence”, filtrada por artigos científicos de acesso aberto, entre os anos de 2012 e 2018. Como resultados preliminares, recuperou-se 4.883 artigos, com um total geral de 27.110 citações e 54.839 menções nas variadas fontes da Web Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Catarina Andrade Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais

Ciência da Informação - Bibliotecária.

Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade Federal de Alagoas

Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFAL).

Marlene Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (UFMG).

Downloads

Publicado

2019-07-30

Edição

Seção

Pesquisas em andamento