Tecnologia e Formação do arquivista: a experiência do Curso de Arquivologia da UEPB

Visualizações: 41

Autores

  • Josemar Henrique Melo Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

A ampliação do número de componente curriculares voltados para a Tecnologia Informação no curso de Arquivologia da UEPB impulsionou um processo interdisciplinar entre as áreas da Arquivologia e da TI, para elaboração de uma disciplina que visasse a formação do estudante, integrando os aspectos arquivísticos e o conhecimento tecnológico, com vista a enfrentar as solicitações de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e informatizado. Como resultado, a nova disciplina será um espaço para discussões e práticas que irão englobar uma interação maior entre áreas do conhecimento para formação do arquivista. Desta forma, este artigo aborda o processo de construção da disciplina Gestão das Tecnologia e Sistemas Arquivísticos, proposta no Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e foi apresentado no IX Seminário Internacional de Saberes Arquivísticos (SESA), realizado na Universidade de Coimbra em 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemar Henrique Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Doutor do Curso de Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba. Mestre em Ciência da Informação pela UFPB e graduado em História pela FUPE.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Melo, J. H. (2019). Tecnologia e Formação do arquivista: a experiência do Curso de Arquivologia da UEPB. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/46696

Edição

Seção

Memória