Protocolos emergentes na comunicação organizacional no atual patamar de mediação estrutural da tecnicidade.

Autores

  • Mônica Bertholdo Pieniz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo é resultado de uma trajetória de pesquisa que tem como eixo teórico principal o conceito de tecnicidade, de Jesús Martín-Barbero, e traz os resultados de uma pesquisa qualitativa que teve por objetivo compreender o processo de reconfiguração da comunicação organizacional no atual patamar de mediação da tecnicidade, na relação com os diferentes públicos nas redes sociais da web. Tal pesquisa buscou responder a questão: como tem se dado a gestão das diferentes possibilidades de comunicação organizacional a partir das tecnologias de informação e comunicação? Para isso, gestores da comunicação de organizações, que representam o primeiro, o segundo e o terceiro setor, foram entrevistados. Os resultados apontam a constituição de diferentes tipos de protocolos na gestão da comunicação nas organizações, como os de emissão, interação,  recepção/monitoramento, regulação, gestão de crise, registro e análise e inovação por demanda.  

Palavras-chave:  Mediação estrutural da tecnicidade. Convergência midiática. Comunicação organizacional. Gestão da comunicação. Recepção.

Link: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/81136

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Bertholdo Pieniz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado sanduíche na Roskilde University, Dinamarca (RUC-DK). Professora Adjunta do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO/UFRGS).

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos