Design da Informação e sua relevância para a Ciência da Informação

Autores

  • João Augusto Dias Barreira e Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Os avanços sociais, científicos e tecnológicos determinaram transformações nos processos informacionais. O problema consiste em compreender a necessidade de apresentar e representar a informação visual, de forma eficaz e eficiente. Busca contribuições do Design da Informação, pouco explorado na Ciência da Informação, e visa determinar um conceito que possibilite o aprofundamento e a atualização científica, acadêmica e profissional em torno da temática, por meio de pesquisa teórica, exploratória, bibliográfica e documental, tendo como base uma revisão de literatura. Os resultados encontrados buscam abrir horizontes para aumentar o interesse da comunidade científica para a temática, promover o debate acerca do Design da Informação e a apresentação eficaz e eficiente de informação para a sociedade. A temática propicia conhecimentos para se atuar proativamente na apresentação visual em ambientes informacionais, podendo resultar em avanços significativos para as disciplinas e os usuários.

Palavras-chave: Design da Informação. Ciência da Informação. Apresentação da informação.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p25/38072

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Augusto Dias Barreira e Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos