Produção científica brasileira sobre o indicador “Fator de Impacto”: um estudo nas bases SciELO, Scopus e Web of Science

Autores

  • Cátia Cândida de Almeida Universidade do Estadual Paulista, campus Marília-SP.
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio Universidade do Estadual Paulista, campus Marília-SP, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os artigos científicos brasileiros que abordam o Fator de Impacto (FI), seja como procedimento metodológico, objeto de estudo e publicados em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, Scopus e Web of Science. Buscaram-se os artigos brasileiros que apresentam o termo “fator de impacto” ou “impact factor” no período de 2005 a 2015. Utilizou-se a técnica de coocorrência de palavras para identificar as correlações entre as palavras-chaves e o termo FI. Como resultado, identificaram-se a área do conhecimento e o assunto tratados, possibilitando o entendimento da forma de abordagem desse indicador nas pesquisas brasileiras.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Bibliometria. Fator de Impacto. Base de dados.

Link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p62/38094

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Cândida de Almeida, Universidade do Estadual Paulista, campus Marília-SP.

Doutoranda em Ciência da Informação, Universidade do Estadual Paulista, campus Marília-SP, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, Universidade do Estadual Paulista, campus Marília-SP, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI.

Professora da Universidade do Estadual Paulista, campus Marília-SP, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação – PPGCI.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos