Mapeamento dos grupos de pesquisa que atuam com gestão do conhecimento no Brasil

Autores

  • Rodrigo Antonio Coxe Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior
  • Micherlangela Barroso Rocha Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Wanda Machado Hoffmann Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A comunidade científica tem um modo peculiar de organização. Observado pelas diversas bases de dados científicos existentes para alocar o conhecimento produzido ao longo do tempo além de plataformas específicas para acesso aos currículos de pesquisadores ou grupos por eles compostos. Assim, o presente artigo descreve um panorama geral acerca dos Grupos de Pesquisa em Gestão do Conhecimento que estão presentes no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A área de conhecimento que inclui os estudos da Gestão do Conhecimento, envolve criação, registro, compartilhamento e disseminação de conhecimentos organizacionais, diversos autores, inclusive, empregam esforços para melhor compreensão de seus conceitos e práticas. Em seu escopo, o artigo traz uma breve discussão sobre Grupos de Pesquisa, a descrição sumária do Diretório dos Grupos de Pesquisa, conceitos fundamentais de Gestão do Conhecimento, aspectos metodológicos envolvidos na coleta dos dados, onde foi utilizada a expressão de busca “Gestão do Conhecimento”, e foram recuperados 350 grupos no diretório e, a seguir foram realizadas análises e comparações. As regiões geográficas Sul e Sudeste concentram o maior número dos Grupos de Pesquisa, respectivamente nos Estados de Santa Catarina e São Paulo. Dentre as grandes áreas do conhecimento os Grupos de Pesquisa estão na área de Ciências Sociais Aplicadas e em áreas básicas do conhecimento como Ciência da Informação, Direto e Administração. Assim, esta pesquisa permitiu conhecer alguns aspectos dos grupos de pesquisa em Gestão do Conhecimento no Brasil.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Grupos de Pesquisa. Diretório de Grupos do CNPq.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1076/1107

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Antonio Coxe, Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal de São Carlos. Docente do Instituto Matonense Municipal de Ensino Superior.

Micherlangela Barroso Rocha, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal de São Carlos. Analista de Ciência e Tecnologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Wanda Machado Hoffmann, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ciência e Engenharia dos Materiais na Universidade Federal de São Carlos. Professora vinculada ao Departamento de Ciência da Informação na mesma instituição.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos