Banco de dados em softwarelivre: uma solução para acesso e recuperação do patrimônio documental

Autores

  • Fabiana Fagundes Fontana
  • André Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Documentação. https://orcid.org/0000-0002-1811-671X

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre a criação de um banco de dados emsoftware livre como solução para acesso e recuperação da informação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, especificamente a documentação produzida e recebida que está sob custódia da coordenação geral do Pacto pela Universidade Federal de Santa Maria. Para a construção do banco de dados, utilizou-se o software livre BASE disponível tanto na suíte de softwareLibre Office, quanto no Open Office. O diagnóstico foi realizado por meio da observação direta da situação do acervo analógico e de parte do acervo digital, pois os documentos digitais estavam dispersos e muitos foram perdidos. Para os documentos em suporte papel, foi necessário criar representantes digitais para acessá-los no banco de dados, visando a facilitar o acesso e a recuperação da informação aos usuários. A digitalização foi feita de acordo com as recomendações do Conselho Nacional de Arquivos e com adoção de umvocabulário controlado para nomeação dos arquivos digitais. Foi aplicado um formulário online para o levantamento das necessidades informacionais dos usuários visando a construir um banco de dados que suprisse as suas necessidades informacionais. A partir dos resultados obtidos, foi possível construir um banco de dados em software livre, que reuniu, em um único local, a maior parte dos documentos, relatórios e apresentações elaboradas para as capacitações dos professores alfabetizadores integrantes do Pacto. Palavras-chave: Banco de dados. Educação. Recuperação da informação. Software livre. http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/12438/18568

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Fagundes Fontana

Sou Mestre em Patrimônio Cultural na linha de pesquisa Patrimônio Documental e bacharel em arquivologia pela UFSM. Atuo profissionalmente como Arquivista da Empresa Pública CEITEC S.A . Fui professora substituta no curso de graduação em Arquivologia/UFSM ministrando as disciplinas de Paleografia e Introdução à Arquivologia e Tutora a distância da Especialização Gestão em Arquivos na UFSM. Possuo conhecimento em Gestão Arquivística dos documentos, elaborando instrumentos para facilitar e agilizar o acesso e recuperação da informação, adoção e implementação de sistemas eletrônicos para gestão de documentos, e-SIC e Dados Abertos. Tenho experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: software livre, repositório digital, redes de formação, gestão eletrônica de documentos arquivísticos, preservação digital, computação em nuvem e tecnologias digitais aplicáveis ao ensino-aprendizagem da Arquivologia.

André Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Departamento de Documentação.

Possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Atua no Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural e no Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais, ambos da UFSM.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos