Gestor da informação em saúde: promotor do conhecimento na tomada de decisão

Autores

  • Vilma Aparecida Fernandes Universidade Santo Amaro
  • Nádia Maria Santos Hommerding Universidade Santo Amaro

Resumo

O trabalho destaca a importância da identificação e definição do perfil do Gestor de Informação em Saúde para auxiliar na tomada de decisão do gestor da saúde. Este artigo possui como objetivo principal identificar na literatura, informações referentes ao profissional da informação, concentrando-se no profissional da informação da área da Saúde, na tentativa de compor o perfil adequado para o Gestor de Informação em Saúde. Uma vez que este perfil esteja delineado de maneira apropriada, acreditamos que este profissional possa assessorar o Gestor de Saúde quanto à tomada de decisão apropriada. Trata-se de uma revisão de literatura e observações pessoais dos autores autora principal que atua há vinte anos na área de saúde, visando esclarecer os principais conceitos inerentes ao tema e consolidar conhecimentos para a compreensão das atividades do profissional da informação. Concluímos que o Gestor da Informação em Saúde é uma figura de grande relevância na era da tomada da decisão baseada em evidência científicas, pois é esse profissional que conhece as fontes de informação, os recursos para avaliar a qualidade dessas fontes e dos textos indexados, além de possuir conhecimento das aplicações de tecnologia de gerenciamento de informações. Capacitação para mapear os pontos de uso de informação, identificando as necessidades e requisitos junto a seus clientes completa o rol de habilidades do perfil desse facilitador do acesso e uso da informação.

Palavras-chave: Gestor da Informação em Saúde. Gestão do Conhecimento. Gestão da Informação em Saúde. Tomada de Decisão. Saúde. Profissional da Informação.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1141/1104

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Aparecida Fernandes, Universidade Santo Amaro

Pós-Graduanda do MBA Gestão e Uso da Informação em Saúde da Universidade Santo Amaro.

Nádia Maria Santos Hommerding, Universidade Santo Amaro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Docente do MBA Gestão e Uso da Informação em Saúde da Universidade Santo Amaro.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos