Educação de usuários e competência em informação: interlocuções teóricas e práticas

Autores

  • Djuli Machado De Lucca Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Marli Dias Souza Pinto Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Elizete Vieira Vitorino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Aborda interlocuções entre a educação de usuários e o movimento da competência em informação, apresentando as aproximações e distanciamento entre os dois movimentos. Para atingir o objetivo, apresenta a evolução histórica e conceitual do “usuário da informação” e das temáticas da educação de usuários e da competência em informação, em nível nacional e mundial. Ainda, apresenta elementos próximos à educação de usuários e à competência em informação, que são os estudos de usuários da informação e de comportamento de usuários. A realização dessa tarefa inclui um levantamento bibliográfico da literatura nas línguas portuguesa e inglesa disponível em bases de dados nacionais e internacionais. A partir da literatura apresentada, a pesquisa identificou congruência conceitual entre as duas esferas, na ocasião em que ambas promovem o aprendizado autônomo e independente ao longo da vida por meio do desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores relacionados à utilização dos recursos e fontes de informação. Uma tênue dessemelhança foi evidenciada na gênese dos movimentos, na representação do ambiente da biblioteca e na noção da avaliação da informação. Ao final, conclui que ambos os movimentos associam a Biblioteconomia e a Ciência da Informação ao papel educacional dos bibliotecários e das bibliotecas e à construção de uma sociedade livre e democrática.

Palavras-chave: Competência em informação. Educação de usuários. Usuário da Informação.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1160/1106

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djuli Machado De Lucca, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Marli Dias Souza Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção pela mesma instituição.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Engenharia de Produção pela mesma instituição.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos