Empreendedorismo social na Biblioteconomia: análise da atuação bibliotecária em ações com foco na agenda 2030

Autores

  • Claudia Santos Souza Santos Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Daniela Spudeit Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

O empreendedorismo social visa agir localmente, mas pensando de maneira global e integrada para desenvolver ações coletivas em prol da promoção da qualidade de vida, cultural, econômica ou ambiental no âmbito da sustentabilidade social. No Brasil, é possível identificar profissionais da Biblioteconomia que têm esse perfil empreendedor aliado a uma consciência social coletiva que desenvolvem atividades e projetos, de forma voluntária ou não, voltados à melhoria da educação, acesso à informação, promoção da leitura e da cultura. Dessa forma, este trabalho objetiva apresentar alguns cases de bibliotecários considerados empreendedores sociais para retratar como desenvolvem seu trabalho a partir dos benefícios gerados para as comunidades mais vulneráveis em que atuam. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliográfica cuja identificação dos profissionais foi feita via Grupo Bibliotecários do Brasil no Facebook. Conclui-se que essa vertente de atuação é crescente e necessária para cumprir com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, principalmente no que tange aos objetivos 4 e 10 que buscam reduzir as desigualdades e auxiliar a promover uma educação de qualidade. Além disso, traz muitos benefícios sociais, educacionais e culturais para a população enfatizando a contribuição e responsabilidade social dos profissionais da Biblioteconomia.

Palavras-chave: Empreendedorismo Social. Biblioteconomia Social. Responsabilidade Social. Sustentabilidade. Agenda 2030.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1231/1114

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Santos Souza Santos Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Bacharel em Biblioteconomia

Daniela Spudeit, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora no curso de bacharelado em Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos