A Competência em Informação no Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa

Autores

  • Shana dos Santos Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Marianna Zattar Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo apresenta um trabalho que procurou verificar se há prática de Competência em Informação (CoInfo) na formação dos orientadores de estudo e professores alfabetizadores que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Estado do Rio de Janeiro. Para isso, toma como base as noções de Competência em Informação e de Educação Básica como referencial teórico. Detalha os procedimentos metodológicos como exploratórios, a partir de uma abordagem qualitativa da pesquisa de campo no âmbito educacional do PNAIC, desenvolvido com a aplicação de questionário para técnica de coleta de dados de forma a alcançar o objetivo desta pesquisa. Conclui, diante da análise dos dados à luz do referencial teórico, que a CoInfo não é uma prática específica ou explícita dentro das ações do PNAIC. No entanto, indica que existem preocupações com relação à prática informacional crítica neste campo da educação.

Palavras-chave: Competência em Informação; Educação básica; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Link: http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/64/44

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shana dos Santos Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Graduada no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Riode Janeiro e pós-graduanda Lato Sensu em Letramento Informacional pela Universidade Federal de Goiás.

Marianna Zattar, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente no Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio deJaneiro,mestre e doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência eTecnologia.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos