Bibliotecas públicas em cidades médias do estado do Amazonas, Brasil

Autores

  • Soraia Pereira Magalhães Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha.

Resumo

Consiste no resultado de estudo diagnóstico sobre bibliotecas públicas realizado nos municípios de Coari, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé, localizados no estado do Amazonas, Brasil. Apresenta dados de pesquisas de campo desenvolvidas entre os anos de 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017 que objetivavam analisar as instalações físicas, bem como serviços, frequência de usuários, atuação profissional e entre outras coisas, o nível de interação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Amazonas com os municípios. A pesquisa de cunho qualiquantitativo utilizou parâmetros metodológicos estabelecidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades da Amazônia Brasileira que busca observar e entender o modo de viver dos cidadãos entre cidades amazônicas a partir de estudos da rede urbana. Sem se deter sobre aspectos teóricos da Geografia Urbana, apresenta as seis cidades consideradas médias no contexto amazonense, bem como um panorama das condições de suas bibliotecas públicas municipais.

Palavras-chave: Biblioteca Pública. Sistema de Bibliotecas Públicas. Cidades do Amazonas. Políticas públicas para bibliotecas. Amazonas, Brasil.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3661/2264

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Pereira Magalhães, Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha.

Universidade de Salamanca, Salamanca, Espanha. Doutoranda no Programa de Doutorado Formación en la Sociedad Del Conocimiento.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos