A gestão documental associada à modelagem de processos de negócios: práticas interdisciplinares na especificação de sistemas de recuperação da informação
Visualizações: 15Resumo
O cenário tecnológico e informacional da sociedade contem-porânea tem demandado dos profissionais da informação conhecimentos diversificados a serem aplicados em diferentes perspectivas, principalmente em contextos que envolvam a melhoria dos processos corporativos. A modelagem dos processos tem sido necessária no alinhamento das rotinas de trabalho das organizações com intuito de torná-las mais eficazes e eficientes. Por meio da gestão dos processos, as empresas têm-se mantido atualizadas e ativas no mercado, beneficiando-se do monitoramento e melhoria contínua das atividades que compõem tais processos. Diante de tal cenário, gerenciar documentos e informações se constitui um pré-requisito em projetos de mapeamento e modelagem de processos. São esses que dão suporte às atividades, assim como registram toda informação legal e regulatória do contexto. Ressalta-se ainda que as habilidades e capacidades do profis-sional da informação para intervir e enriquecer a modelagem de processos com estudos arquivísticos e documentais ainda não é reconhecida. Dessa forma, as autoras buscam evidenciar a prática dos estudos documentais durante as atividades de modelagem de processos para a especificação de requisitos de um sistema de recuperação de informação. Da mesma forma, evidenciam a importância resultante aplicada ao conjunto do projeto, sendo esse interdisciplinar entre a ciência da informação e a ciência da computação.
Palavras-chave: Gestão de Documentos. Gestão de Informações. Gestão de Processos de Negócios. Procedimentos Arquivísticos. Profissional da Informação.
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7960/5645