A gestão documental associada à modelagem de processos de negócios: práticas interdisciplinares na especificação de sistemas de recuperação da informação

Autores

  • Livia Marangon Duffles Teixeira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Elisângela Cristina Aganette Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O cenário tecnológico e informacional da sociedade contem-porânea tem demandado dos profissionais da informação conhecimentos diversificados a serem aplicados em diferentes perspectivas, principalmente em contextos que envolvam a melhoria dos processos corporativos. A modelagem dos processos tem sido necessária no alinhamento das rotinas de trabalho das organizações com intuito de torná-las mais eficazes e eficientes. Por meio da gestão dos processos, as empresas têm-se mantido atualizadas e ativas no mercado, beneficiando-se do monitoramento e melhoria contínua das atividades que compõem tais processos. Diante de tal cenário, gerenciar documentos e informações se constitui um pré-requisito em projetos de mapeamento e modelagem de processos. São esses que dão suporte às atividades, assim como registram toda informação legal e regulatória do contexto. Ressalta-se ainda que as habilidades e capacidades do profis-sional da informação para intervir e enriquecer a modelagem de processos com estudos arquivísticos e documentais ainda não é reconhecida. Dessa forma, as autoras buscam evidenciar a prática dos estudos documentais durante as atividades de modelagem de processos para a especificação de requisitos de um sistema de recuperação de informação. Da mesma forma, evidenciam a importância resultante aplicada ao conjunto do projeto, sendo esse interdisciplinar entre a ciência da informação e a ciência da computação.

Palavras-chave: Gestão de Documentos. Gestão de Informações. Gestão de Processos de Negócios. Procedimentos Arquivísticos. Profissional da Informação.

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/7960/5645

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Marangon Duffles Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais 

Elisângela Cristina Aganette, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos