Dados bibliográficos para o linked data:uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Ananda Fernanda de Jesus Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Fabiano Ferreira de Castro Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

Linked Data é um conjunto de melhores práticas criado para lidar com os problemas de recuperação de dados e de informações no ambiente Web e pode ser aplicado ao domínio bibliográfico, como forma de garantir que as bibliotecas compartilhem seus dados efetivamente. Objetiva-se analisar como a relação entre dados bibliográficos e o Linked Data tem sido abordada pelos profissionais da Ciência da Informação, a partir da realização da Revisão Sistemática da Literatura (RS). A RS foi o método que permitiu analisar o corpus documental e o estado da arte acerca dos dados bibliográficos e o contexto Linked Data. Como resultado analisou-se 56 artigos nos quais se observou que as principais preocupações ao discutir a temática são: apresentar projetos de adequação de dados bibliográficos ao Linked Data; discutir o processo de conversão de dados bibliográficos ao Linked Data; e realizar discussões conceituais sobre a adequação. Conclui-se que, embora os artigos apontem muitos desafios é uma unanimidade entre os documentos analisados que a adequação seria vantajosa para as bibliotecas.
Palavras-chave: Catalogação Descritiva. Catálogo bibliográfico. Dados de autoridade. Dados Interligados. Representação de recursos.
http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/8297/5646

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda Fernanda de Jesus, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos