O século XXI sob a égide do fetichismo das tecnologias da informação e comunicação

Autores

  • Márcia Teresa da Rocha Pimenta
  • Maria da Glória Serra Pinto de Alencar

Resumo

Abordagem crítica da ação do capitalismo contemporâneo, em face dos ditames do neoliberalismo, para desvendar o discurso apologético da chamada “sociedade da informação”, no curso do século XXI. Sob a lógica destrutiva do binômio Estado-capital e o discurso enganador da economia mundial “globalizada”, focalizam-se a informação e a inclusão digital, a partir da idolatria que os indivíduos nutrem pelas Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC. Tal fetichismo decorre das falaciosas possibilidades de inclusão social, notadamente em países periféricos, de capitalismo tardio, como é o caso do Brasil. Por fim, alerta-se sobre os riscos de se viver exclusivamente em função do imperativo tecnológico, sob a equivocada promessa de se terem pessoas, organizações e países mais desenvolvidos e livres.

Palavras-chave: Século XXI. Fetichismo da Informação. Sociedade da Informação. Tecnologias de Informação e Comunicação. Capitalismo.

Link: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1087/1088


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Teresa da Rocha Pimenta

Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.

Maria da Glória Serra Pinto de Alencar

Docente do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos