Dissertações e teses do PPGCI-UFMG: avaliando a sintonia temática internacional das pesquisas em Arquivologia

Autores

  • Renato Pinto Venancio Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cintia Aparecida Chagas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adalson de Oliveira Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ivana Denise Parrela Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este texto discute, a partir de metodologia proposta por pesquisadores canadenses, a sintonia temática entre as teses e dissertações defendidas no Programa de PósGraduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e a produção internacional da área de Arquivologia, visando proporcionar mais uma ferramenta para identificar o grau de internacionalização desse programa.

Palavras-chave: Arquivologia. Produção acadêmica. Pesquisa científica. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3894

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Pinto Venancio, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica - RJ (1982), mestrado pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado pela Universidade de Paris IV - Sorbonne (1993) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). É professor na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG.

Cintia Aparecida Chagas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2002). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). É professora adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG.

Adalson de Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História Licenciatura (1999) e Bacharelado (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em História (2004) e doutorado em Educação (2009), na linha de pesquisa História da Educação, pela mesma Universidade. É professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Ivana Denise Parrela, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado (2002) e doutorado (2009) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora associada de Arquivologia do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos