As perspectivas de estudos sobre os sujeitos no PPGCI/UFMG

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lígia Maria Moreira Dumont Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Apresenta a maneira como a temática do sujeito é pesquisada no âmbito da linha de pesquisa “Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais” do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG). A temática é tratada a partir de três eixos: práticas informacionais, mediações e leitura, designando as três principais formas por meio das quais a temática vem sendo pesquisada. São apresentados os conceitos centrais e autores que as fundamentam, grupos de pesquisa e dissertações e teses defendidas por cada uma delas. Conclui-se que a especificidade da perspectiva delineada a partir desse conjunto de investigações representa uma contribuição singular para os estudos informacionais destacando o caráter ativo dos sujeitos, ou usuários da informação, a importância do contexto, e a vinculação dos processos informacionais com a constituição das identidades e da própria realidade social.

Palavras-chaves: Práticas informacionais. Mediações. Leitura. Sujeito informacional. Usuários da informação.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3895

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, da qual foi diretor de 2014 a 2017. Presidente da Associação de Educação e Pesquisa em Ciência da Informação da Iberoamérica e Caribe - EDICIC (2016-2020). Foi vice-presidente da ANCIB - Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2016-2018). Graduado em Jornalismo (1996), mestre em Comunicação Social (2000) e doutor em Ciência da Informação (2005) pela UFMG. Pós-doutor pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). 

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Lígia Maria Moreira Dumont, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais - ênfases em alemão e em francês, mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em convênio com o IBICT e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales.  Atualmente é professora titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do Colegiado do Curso de Biblioteconomia e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação. Ganhadora do Prêmio CAPES Orientação de Tese 2018, Menção Honrosa, área Comunicação e Informação.

 

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos