Estudos sobre "Gestão da Informação e do Conhecimento" e "Trabalho" no PPGCI: origens, trajetória e perspectivas futuras

Autores

  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais
  • Claudio Paixão Anastácio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helena Maria Tarchi Crivellari Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo traça um panorama das pesquisas que se dedicaram ao estudo sobre os temas Gestão e Trabalho no âmbito do PPGCI/UFMG, aqui subdivididas em dois subcampos, a saber: Gestão da Informação e do Conhecimento e Gestão das Unidades de Informação e Relações de Trabalho nos campos da Cultura e da Informação. No que tange à Gestão da Informação e do Conhecimento, desenvolveu-se uma leitura crítica da perspectiva a partir da qual a área vem sendo tratada no âmbito do PPGCI e apontaram-se pesquisas e perspectivas futuras. Essa análise alerta para o fato que ainda existe uma lacuna significativa nos estudos desenvolvidos relacionados à dimensão humana subjetiva do processo de gestão. Considera-se de suma importância foco nas pessoas, mais especificamente, nos aspectos comportamentais, cognitivos, simbólicos e afetivos na interação dessas com os processos organizacionais, políticos e de trabalho. O subcampo de Gestão de Unidades de Informação e Relações de Trabalho nas áreas da Cultura e da Informação tem parte substantiva de seus estudos focados na observação e análise sobre temas essenciais no contexto contemporâneo: a ocupação de postos de trabalho em unidades de informação e similares; a interação entre as demandas sociais e econômicas da ocupação destes postos de trabalho e os sistemas de formação profissional, bem como suas respostas para satisfazer às exigências mencionadas, além de focar o entorno histórico, político e econômico que permeiam essas relações. O presente artigo apresenta, como produto dessa análise, uma proposta de abordagem sobre a gestão e sobre trabalho, no contexto do PPGCI, para os próximos anos.

Palavras-chave: Gestão da Informação e do Conhecimento. Gestão de Unidades de Informação. Cognição. Dimensões Simbólico-Afetivas da Informação. Trabalho.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3896

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e mestre em Ciências da Informação e graduada em Biblioteconomia, é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1994.. Atua como docente e pesquisadora nas áreas de gestão estratégica da informação, decisão e inteligência competitiva, gestão da informação e gestão do conhecimento.

Claudio Paixão Anastácio de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais

Claudio Paixão Anastácio de Paula possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1994) e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1993). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Helena Maria Tarchi Crivellari, Universidade Federal de Minas Gerais

Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Biblioteconomía y Documentación da Universidad Carlos III de Madrid, entre outubro/2015 e setembro/ 2016, com bolsa de Estágio Sênior no Exterior, concedida pela CAPES; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado Sandwich pelo IEDES - Institut d?Étude du Développement Économique et Social/ Université Paris 1/Panthéon-Sorbonne, também com bolsa da CAPES; Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com bolsa CAPES; Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi professora da PUC-Minas, da Escola de Minas da UFOP. Integrou-se aos quadros da UFMG, em 1993, primeiramente na Escola de Biblioteconomia, hoje Escola de Ciência da Informação.

Publicado

2019-09-09

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos