Estudos sobre "Gestão da Informação e do Conhecimento" e "Trabalho" no PPGCI: origens, trajetória e perspectivas futuras
Visualizações: 13Resumo
O presente artigo traça um panorama das pesquisas que se dedicaram ao estudo sobre os temas Gestão e Trabalho no âmbito do PPGCI/UFMG, aqui subdivididas em dois subcampos, a saber: Gestão da Informação e do Conhecimento e Gestão das Unidades de Informação e Relações de Trabalho nos campos da Cultura e da Informação. No que tange à Gestão da Informação e do Conhecimento, desenvolveu-se uma leitura crítica da perspectiva a partir da qual a área vem sendo tratada no âmbito do PPGCI e apontaram-se pesquisas e perspectivas futuras. Essa análise alerta para o fato que ainda existe uma lacuna significativa nos estudos desenvolvidos relacionados à dimensão humana subjetiva do processo de gestão. Considera-se de suma importância foco nas pessoas, mais especificamente, nos aspectos comportamentais, cognitivos, simbólicos e afetivos na interação dessas com os processos organizacionais, políticos e de trabalho. O subcampo de Gestão de Unidades de Informação e Relações de Trabalho nas áreas da Cultura e da Informação tem parte substantiva de seus estudos focados na observação e análise sobre temas essenciais no contexto contemporâneo: a ocupação de postos de trabalho em unidades de informação e similares; a interação entre as demandas sociais e econômicas da ocupação destes postos de trabalho e os sistemas de formação profissional, bem como suas respostas para satisfazer às exigências mencionadas, além de focar o entorno histórico, político e econômico que permeiam essas relações. O presente artigo apresenta, como produto dessa análise, uma proposta de abordagem sobre a gestão e sobre trabalho, no contexto do PPGCI, para os próximos anos.
Palavras-chave: Gestão da Informação e do Conhecimento. Gestão de Unidades de Informação. Cognição. Dimensões Simbólico-Afetivas da Informação. Trabalho.
Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3896