Compartilhamento de conhecimento e cocriação: Um olhar a partir das práticas estratégicas da Revista Gestão em Análise (ReGeA)

Autores

  • Laodicéia Amorim Weersma Universidade de Coimbra
  • Arnaldo Fernandes Matos Coelho Universidade de Coimbra
  • Milton Shintaku Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Resumo

Diante da crescente complexidade dos ambientes sociais, organizacionais e econômicos, a gestão do conhecimento torna-se essencial para o desenvolvimento, demandando estudos teóricos e práticos acerca de novos paradigmas que apontam o compartilhamento de conhecimento e a cocriação como ferramentas
que tendem a integrar-se também aos ambientes acadêmicos e à ciência. Em tal cenário, este estudo tem como objetivo analisar a gestão de conhecimento, notadamente, a contribuição das práticas estratégicas de compartilhamento de conhecimento e de cocriação implementadas em novos periódicos nas fases de concepção e consolidação, à luz de critérios e de boas práticas de publicação científica. Para tanto, utiliza-se pesquisa de natureza descritiva com base em estudo de caso, cuja unidade de análise é a Revista Gestão em Análise (ReGeA). O trabalho é suportado por pesquisa-ação e observação participante desenvolvidas por seus editores. Os principais resultados evidenciam que as práticas de conhecimento compartilhado nos contextos de pesquisa e publicação cientifica proporcionam a geração de interações de alta qualidade, capacitando a cocriação e a construção de valor de forma criativa, intencional e integrativa, o que tende a trazer expressiva contribuição ao desempenho dos periódicos científicos nas fases de concepção e de consolidação, em termos de periodicidade, tempestividade e visibilidade. Além disso, pode-se perceber um aspecto de inovação com a participação dos stakeholders, que concretiza uma rede de conhecimento produtiva e sustentável, tornando-se crucial para melhorar a qualidade, a relevância e o impacto da pesquisa científica.


Palavras-Chave: Conhecimento compartilhado. Cocriação. Periódico Científico. Caso ReGeA.

Link: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/6913/5020

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-09-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos