Diálogos Culturais: a educação formal e informal no Sítio Minguiriba

Autores

  • Francisca Eugenia Gomes Duarte Universidade Federal do Cariri
  • Ariluci Goes Elliot Universidade Federal do Cariri

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a valorização das memórias e da educação no SítioSerra da Minguiriba, a partir do levantamento de registros orais e visuais produzidos pela comunidade. Neste contexto, buscou-se atender aos objetivos específicos de investigar as práticas educativas no sítio Serra da Minguiriba, Floresta Nacional do Araripe, Crato-Ceará, Brasil; identificar o repertório memorialístico em torno da educação formal e informal na comunidade Minguiriba, a partir de relatos orais, escritos e visuais dos testemunhos vivos do grupo; registrar em suporte fílmico um documentário memorialístico que evidencie a história, a memória e os aspectos identitários da comunidade minguibirense como produto final da pesquisa. Para tanto, utilizamo-nos da metodologia da história oral, tendo como suporte leituras bibliográficas, observação, documentos orais, escritos e visuais e relatos dos moradores, obtidos através de entrevistas filmadas, gravadas, transcritas, editadas e compiladas em um suporte fílmico: um documentário, resultado da pesquisa.

Palavras-chave: Educação. Memória. Identidade. Comunidade Minguiriba.

Link: https://periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/362/312

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Eugenia Gomes Duarte, Universidade Federal do Cariri

Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri(UFCA). Graduada em Letras pela Universidade Regional do Cariri(URCA). Atua como professora na Universidade Regional do Cariri.

Ariluci Goes Elliot, Universidade Federal do Cariri

Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri(UFCA) e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UFCA). Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. 

Publicado

2019-09-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos