Memória e produção social da informação em direitos humanos: uma perspectiva latino-americana

Visualizações: 16

Autores

  • Maria Guiomar Frota da Cunha UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Resumo

O artigo trata das relações entre memória e produção social da informação em direitos humanos à luz de uma perspectiva teórica latino-americana. No plano teórico apresenta uma perspectiva latino-americana sobre o tema e considera que esta perspectiva tem como antecedente e suporte uma extensa produção de informação sobre direitos humanos por organizações não-governamentais. No plano empírico avalia a produção acadêmica em Ciência da Informação sobre documentos e arquivos de direitos humanos, repressão e a resistência.

Palavras-chave: Memória. Informação. Direitos humanos. América Latina. Ditadura.

Link: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3900

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Guiomar Frota da Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutora em Sociologia pelo IUPERJ (Sociedade Brasileira de Instrução - 2004). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995). Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Ciência da Informação.

Publicado

2019-09-21

Como Citar

da Cunha, M. G. F. (2019). Memória e produção social da informação em direitos humanos: uma perspectiva latino-americana. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 14(3). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/48213

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos