Cartografia dos profissionais de arquivo na UFRJ

Autores

  • Flavio Monteiro da Trindade Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Arquivista na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Anna Carla Almeida Mariz Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ministra aulas na graduação em Arquivologia e na Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos

Resumo

Quem é o profissional de arquivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)? A partir da implementação do Sistema de Arquivos da UFRJ foi realizado uma pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGARQ-UNIRIO para identificação de todos os servidores da universidade envolvidos com as atividades de gestão de documentos e os impactos de suas ações. Este artigo compila uma parcial da pesquisa no que diz respeito ao perfil dos servidores Arquivistas e Técnicos de Arquivo. A opção pela publicação desses dados é com o objetivo de mostrar como é a percepção desses profissionais dentro da maior universidade do Brasil e os obstáculos para desenvolvimento de suas atividades, tão comuns na administração pública federal. O trabalho foi realizado por meio da coleta de dados através de questionários objetivos e entrevistas estruturadas e, por fim, análise dos dados apurados. 

Palavras-chave: Arquivista. Gestão de Documentos. Arquivos Universitários.
Link: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/756/pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-09-21

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos