O Brasil no contexto da sociedade da informação, à luz do regime global emergente de informação

Autores

Resumo

Este resumo de projeto de tese compartilha algumas reflexões do projeto de tese “O Brasil no contexto da sociedade da informação, à luz do regime global emergente de informação”, resultado de questionamentos e observações ao longo de pesquisas e publicações dos autores e de suas participações no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. O objetivo é o de analisar as Políticas Brasileiras de Informação, de modo a identificar subsídios que comprovem, ou não, a inserção do Brasil no regime global emergente de informação. Discorre sobre as políticas de informação que foram relevantes para que diversos países, ou regiões, pudessem alavancar o nível de bem-estar de suas populações através de sua inserção na sociedade da informação. Observa que, no Brasil, houve uma descontinuidade na rota traçada em direção à Sociedade da Informação. O espectro teórico está inserido nas políticas de informação, mais precisamente na análise da problemática a partir do conceito do regime global emergente de informação, com sua concepção macro-política. Discute a atual situação do Brasil frente à sociedade da informação, esperando um melhor entendimento crítico e científico sobre as decisões tomadas em um passado próximo.

Palavras-chave: Regime global emergente de informação. Políticas de informação. Sociedade da Informação. Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herbert Oliveira Rêgo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – PPGCI. Professor adjunto do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba. Pesquisador colaborador do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi.

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Coordenadora do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Edição

Seção

Pesquisas em andamento