Análise de planos de comunicação em bibliotecas como subsídios à construção do plano de comunicação integrada da biblioteca da Casa da Juventude Pe. Burnier, em Goiânia, Goiás

Autores

  • Lana Keren de Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Rubem Borges Teixeira Ramos Universidade Federal de Goiás

Resumo

Retoma-se a relação entre a informação e a comunicação. Discorrese sobre teorias da comunicação interna e seus possíveis usos em bibliotecas. Em especial, foram levantados aspectos necessários para compor um plano de comunicação interna à Biblioteca Pe. Albano Trinks, da instituição jesuítica Casa da Juventude Pe. Burnier, em Goiânia – GO. Foram analisados quatro planos de comunicação em diferentes bibliotecas, para facilitar uma delineação geral do plano de comunicação interna em uma biblioteca. Reforça a importância dos colaboradores de bibliotecas como os primeiros usuários dos produtos e serviços dessa mesma unidade de informação. Os aspectos de um plano de comunicação interna confirmam a biblioteca como um bem sociocultural da sociedade e os colaboradores, dessa unidade, como pessoas fundamentais à difusão do conhecimento disponível na biblioteca.

Palavras-Chave: Comunicação interna; biblioteca; plano de comunicação; comunicação em bibliotecas; unidades de informação.

Link: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/7678/5854

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Keren de Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Bibliotecária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Rubem Borges Teixeira Ramos, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais –
UFG. Professor Assistente da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da
Universidade Federal de Goiás – UFG.

Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos