Tesauros e ontologias como modelos de sistemas de organização do conhecimento

Autores

  • Walter Moreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Resumo

Discute os conceitos de organização e representação do conhecimento como subsídios para a compreensão dos tesauros e das ontologias enquanto modalidades de sistemas de organização do conhecimento. A análise das relações de complementaridade entre ambos os instrumentos faz-se necessária para reafirmar a concepção de que o aspecto tecnológico e, principalmente, categorial mais os aproxima do que os isola. Subordinando, portanto, os conceitos de tesauro e de ontologias ao conceito mais amplo de sistemas de organização do conhecimento, reflete sobre algumas de suas implicações teóricas e aplicadas. Tais reflexões são orientadas pelo modo como cada instrumento compreende as relações conceituais associativas. Conclui-se que o aparato tecnológico que se utiliza para a caracterização dos conceitos e de suas relações nas ontologias contribui para a construção de tesauros mais sofisticados do ponto de vista da explicitação dos conceitos e das relações conceituais que visa estabelecer. Em outra direção e de modo complementar, o modelo de análise categorial e facetado empregado na construção de tesauros também contribui para a construção de ontologias semântica e estruturalmente mais densas.

Plavras Chave: Sistemas de organização do conhecimento. Tesauros, Ontologias. Organização e Representação do Conhecimento.

Link: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/8277/5643

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Moreira, W. . (2021). Tesauros e ontologias como modelos de sistemas de organização do conhecimento. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 16(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/49337

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos